Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Detox!

DETOXIFICAÇÃO JÁ!

O início do ano traz muita coisa boa! Mas, para quem não se cuidou durante Natal e Ano Novo, janeiro significa eliminar os excessos das festas. Certo?
E o que significa detoxificação? A detox consiste em retirar as substâncias tóxicas de dentro do nosso organismo, deixar que saiam as toxinas, os venenos: PURIFICAR.
Mas e o que fazem as toxinas? Na verdade as toxinas elas bloqueiam a lucidez do funcionamento do nosso organismo, agindo como verdadeiros escudos (desculpas) para o acesso a cura. Essas substâncias quando acumuladas no nosso corpo, podem causar danos importantes nas células, comprometendo a saúde e a qualidade de vida.
            Onde encontramos as toxinas? Elas podem ser geradas pelo próprio corpo, como resultado das reações do metabolismo, ou ainda podem vir dos alimentos que ingerimos, do ar que respiramos, de tudo que penetra na nossa pele (shampoo, creme, pomada, etc), agrotóxicos, resíduos do fumo, café, álcool, entre outros.
            Quais são os sintomas causados? Nariz entupido, boca seca ou pastosa, língua branca, mau hálito, dor de cabeça, dor de estômago, problema de pele, cabelo, unhas, fraqueza, cansaço, raciocínio lento, e muitos mais.
            Entendido por que se desintoxicar? Porque muitos de nossos problemas físicos e psicológicos são gerados em função de uma carga de toxinas que carregamos dentro do nosso corpo. Sem esquecer que todas as doenças, infecciosas ou não, decorrem de um terreno pobre e sabotado.
            Agora, e como fazer?
            A dieta é baseada em alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, de preferência sem aditivos químicos e agrotóxicos, como frutas, verduras, alimentos integrais, azeite extra virgem, raízes (inhame, mandioca), arroz integral, castanhas, nozes, leguminosas (feijão, fava, grão de bico).
            Exemplo do cardápio de um dia:
            Café da manhã: 1 copo grande de suco verde detoxificante (1 folha de couve + suco de ½ limão + 1 fatia de mamão + 1 banana + ½ cenoura + 200ml de água)
            Lanche: 10 uvas passa + 2 nozes + 2 castanhas do Pará
            Almoço: arroz integral + lentilha + mix de vegetais (berinjela, abobrinha, cebola, tomate) + salada verde com azeite de oliva e semente de girassol
            Lanche: salada de fruta
            Jantar: sopa de legumes com gergelim
            É importante saber que em alguns casos, para que o resultado obtido seja o desejado, é necessário utilizar a suplementação de vitaminas e minerais ou extrato de plantas naturais, sob a indicação de um profissional qualificado.
            Inicie o ano com essa “limpeza”, seu corpo agradece!



Verão: A hora da Mudança!

Dicas

ESTRESSE ENGORDA, E MUITO!
           

Acredite ou não, mas nem toda gordura surge da mesma forma. Agora vamos entender por quê? 
            Toda vez que sofremos um estresse o nosso organismo aumenta os níveis dos hormônios adrenalina e cortisol. E embora isso não seja muito bom, o estresse é sim um estimulo importante, pois pode ajudar a dar impulso para você ir adiante, alcançando seus objetivos.
            Acontece que o cortisol, em doses altas, estimula o apetite. É como se o corpo pedisse um alimento capaz de dar energia instantânea, algo calórico, como um doce, por exemplo. Sem falar que nesse momento é ativado um mecanismo de defesa, que manda um comando para o cérebro com a informação de que é preciso poupar energia. E adivinha como o nosso corpo guarda energia? Em forma de gordura.
            Ah, e para piorar o cortisol ainda se alia com a insulina e juntos estimulam o aumento de uma enzima responsável pelo depósito de gordura no abdômen, justamente a que mais incomoda.
            Outra questão importante é com os momentos de exaustão, pois nessa hora são os radicais livres que entram em ação. Nesse período o intestino para de funcionar com regularidade e o nosso corpo começa a absorver mais toxinas, resultando nuns quilinhos a mais.
             Por isso invista em alimentos que podem ajudar a controlar o estresse:
·   Amêndoas, macadâmia e folhosos escuros.
·   Arroz e grãos integrais
·   Sementes de abóbora, girassol e gergelim.
·   Aipo e abacate    
               Cuidar da alimentação não é apenas uma simples fórmula de calorias ingeridas e calorias gastas. A regulação hormonal pode influenciar o local onde o corpo coloca a gordura. Por isso aproveite a temporada de férias para relaxar, deixe de lado a mania de perfeição e busque satisfação em outras coisas que não a comida. Estabeleça metas, faça um planejamento para o ano que está chegando. Já que não da para eliminar as preocupações, aprenda a administrá-las.