ESTRESSE ENGORDA, E MUITO!
Acredite ou não, mas nem toda gordura surge da mesma forma. Agora vamos entender por quê?
Toda vez que sofremos um estresse o nosso organismo aumenta os níveis dos hormônios adrenalina e cortisol. E embora isso não seja muito bom, o estresse é sim um estimulo importante, pois pode ajudar a dar impulso para você ir adiante, alcançando seus objetivos.
Acontece que o cortisol, em doses altas, estimula o apetite. É como se o corpo pedisse um alimento capaz de dar energia instantânea, algo calórico, como um doce, por exemplo. Sem falar que nesse momento é ativado um mecanismo de defesa, que manda um comando para o cérebro com a informação de que é preciso poupar energia. E adivinha como o nosso corpo guarda energia? Em forma de gordura.
Ah, e para piorar o cortisol ainda se alia com a insulina e juntos estimulam o aumento de uma enzima responsável pelo depósito de gordura no abdômen, justamente a que mais incomoda.
Outra questão importante é com os momentos de exaustão, pois nessa hora são os radicais livres que entram em ação. Nesse período o intestino para de funcionar com regularidade e o nosso corpo começa a absorver mais toxinas, resultando nuns quilinhos a mais.
Por isso invista em alimentos que podem ajudar a controlar o estresse:
· Amêndoas, macadâmia e folhosos escuros.
· Arroz e grãos integrais
· Sementes de abóbora, girassol e gergelim.
· Aipo e abacate
Cuidar da alimentação não é apenas uma simples fórmula de calorias ingeridas e calorias gastas. A regulação hormonal pode influenciar o local onde o corpo coloca a gordura. Por isso aproveite a temporada de férias para relaxar, deixe de lado a mania de perfeição e busque satisfação em outras coisas que não a comida. Estabeleça metas, faça um planejamento para o ano que está chegando. Já que não da para eliminar as preocupações, aprenda a administrá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário